sexta-feira, 29 de abril de 2011

MATRIX E SEUS NOMES

Matrix, dentre seus diversos significados, tem um sentido de “origem”. Por exemplo, em latim a palavra significa o órgão das fêmeas de mamíferos onde seus embriões se desenvolvem, ou seja, o útero; numa linguagem técnica é o molde para fundições e circuitos eletrônicos que definem cores primárias e sons, além de ser o nome dado à entradas e saídas de elementos lógicos na informática.

Segundo a escritora Marilena Chauí "No filme [a Matrix] é, ao mesmo tempo, um útero universal onde estão todos os seres humanos cuja vida real é ‘uterina’ e cuja vida imaginária é forjada pelos circuitos de codificadores e decodificadores de sons e pelas redes de guias de entrada e saída de sinais lógicos".

Neo, o codinome de uma das personagens principais do filme, é um nome grego que significa algo “novo” ou “renovado” e, ao ser utilizado com alguém, tem o sentido de “jovem na força e no ardor da juventude”.

Morfeu é o nome de outra personagem principal do filme, e também de um espírito da mitologia grega (filho do deus da Noite e do Sono) que tinha o poder de fazer o ser humano dormir e sonhar ao tocar nele com uma papoula vermelha, além de aparecer nos sonhos na forma humana. Percebe-se uma relação entre a personagem e o espírito grego pelo fato de que, em dado momento, Morfeu oferece a Neo uma pílula azul e outra vermelha, a segunda pílula assemelha-se com a papoula vermelha que o espírito tocava nas pessoas, pois além da cor, ela fará com que Neo "durma" e acabe por ver a realidade.

Representação do espírito grego fazendo com que uma mulher durma.


Momento em que Morfeu obriga Neo a escolher entre a realidade (mundo real),

e a ignorância (o sono, o mundo dominado pela Matrix).

Um oráculo pode significar a resposta que um deus envia a uma pergunta feita pelos humanos, “é uma revelação divina que precisa ser decifrada e interpretada”, como disse Marilena Chauí. Mas também pode ser uma pessoa especial que recebe e transmite esta mesma mensagem, que era chamada pelos gregos de sibila.

No filme, Sião é o nome da última cidade humana na Matrix, ou seja, é a única em que ainda nascem pessoas livres (que não são dominadas pela Matrix). Porém, o nome da cidade também tem uma referência bíblica: "Sião" (ou Tzion) é como um sinônimo de "Jerusalém", além de significar “local ensolarado”. O Monte Sião é uma elevação localizada em Jerusalém, a 765 metros acima do nível do mar, na região sudoeste da cidade. Segundo a Bíblia, teria sido noMonte Sião onde ocorreu a celebração, por Jesus, da última Páscoa; além de ser o local onde ele teria instituído a Ceia do Senhor. Se passado o tempo, o local tornou-se o símbolo da esperança de retorno do povo judeu para a sua terra e sua pátria. Não poderia haver maior relação entre o termo e a cidade do filme, afinal ela também é a “terra prometida”, aquela que ainda sobrevive, dentro de tantas ofensivas das máquinas, ao domínio da Matrix. Apesar de ser citada por Tank, a cidade em si só aparece no segundo filme da trilogia, Matrix Reloaded.

Uma das entradas para embarcações da cidade de Sião.

Ficadica: assista a cena em que Morfeu mostra como a Matrix é uma prisão em “nossas” mentes e propõe a Neo que escolha entre as pílulas azul e vermelha (28:10 até 29:30), também assista a cena em que Tank fala um pouco sobre a cidade onde nasceu, Sião (46:55 até 47:35).

Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário