quinta-feira, 21 de abril de 2011

CONHECE-TE A TI MESMO

Quando Neo vai até o Oráculo está em busca de respostas. Dentre várias que o intrigam, ele quer saber se realmente é aquilo que Morfeu disse a seu respeito, ou seja, Neo quer saber se é o escolhido. Seu receio remete a uma dúvida de um importante filósofo grego chamado Sócrates. O mesmo foi até um santuário na cidade de Delfos e dedicado ao deus Apolo, o patrono da sabedoria (que falava através de uma sacerdotisa, Pítia). Seu objetivo era consultar um Oráculo, pois desejava saber se era bio, como todos o chamavam.

Pintura que representa a visita de Sócrates ao Oráculo.

O Oráculo pergunta a Sócrates o que ele sabe, e como resposta o homem diz: “só sei que nada sei”. Por conta desta frase o Oráculo diz que Sócrates é o mais sábio de todos os homens, afinal ele reconhecia que não sabia de tudo.

Ruínas do Oráculo de Delfos.

No filme Matrix o Oráculo diz a Neo que ele precisa conhecer a si mesmo para saber se é o escolhido. Tanto em Delfos quanto no filme, o Oráculo induz as pessoas para que elas mesmas descubram a resposta para aquilo que as intrigam, mesmo que não seja naquele exato momento: Sócrates descobre ser o mais sábio de todos e Neo reconhece que é o escolhido.

Ficadica: assista a cena do diálogo entre Neo e o Oráculo e perceba as semelhanças entre Neo e Sócrates (1:13:50 até 1:14:30)

Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. pp. 11-15 e 18-19

Fonte: GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. pp. 65-67 ; 76-86

Nenhum comentário:

Postar um comentário