quinta-feira, 21 de abril de 2011

A TECNOLOGIA DE MATRIX

A trilogia Matrix foi responsável por inaugurar diversos efeitos digitais ao cinema, sem contar sua visão futurística inusitada. Uma delas foi o bullet-time, um efeito visual que utiliza uma simulação digital avançada da velocidade e se caracteriza por uma transformação no tempo e no espaço: lento o suficiente para mostrar eventos imperceptíveis aos nossos olhos.

Este efeito foi utilizado no início do filme, durante a fuga de Trinity, quando ela estava numa emboscada de policiais (percebemos a sua grande capacidade mental) e na cena em que Morfeu solicita que a multidão envolta dele e de Neo seja "congelada" (a personagem usa este recurso para enfatizar que qualquer um pode ser um agente da Matrix, além de dar a Neo a verdadeira dimensão da inserção da Matrix entre os humanos). Também é possível perceber obullet-time nas cenas em que Neo desvia de várias balas disparadas contra ele pelos agentes (percebemos o avanço do poder mental da personagem após o período que passou sob a tutela de Morfeu).

Além de criar momentos de tensão no filme, como por exemplo a dúvida que o espectador cria em não saber se a personagem irá desviar das balas, conseguimos ver perfeitamente o movimento dos atores (ou dublês) e a trajetória de diversos objetos.

As imagens mostram a sequência de movimentos feitos na cena em que

Neo desvia de balas no topo de um prédio.

Ficadica: Assista a cena do filme feita a partir da sequência mostrada anteriormente (1:46:13 até 1:46:35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário