quinta-feira, 5 de maio de 2011

MUNDO REAL X MUNDO DOS SONHOS

O filme propõe uma nova perspectiva do mundo ao dizer que aquilo que vivemos não passa de um sonho. Morfeu define a Matrix como um sistema que controla todas as pessoas, uma poderosa máquina que cria programas em suas mentes e aquilo que elas pensam ser a realidade, tornando-as escravas desse grande sistema.

O mundo dos sonhos é aquele que é imposto pela Matrix às pessoas, e por isso faz com que elas acreditem que aquilo seja real, tornando-o confortável. Ele é representado pela correria das grandes cidades, com seus altos prédios, cheias de homens de negócios, professores, advogados, marceneiros entre outros. É aquele em que Neo sempre acreditou viver.

Cenas do mundo dos sonhos: grandes cidades do século XXI

Por outro lado, o mundo real é totalmente destruído. Um lugar sombrio dominado por máquinas de inteligência artificial, no qual cidades quilométricas foram transformadas em esgotos, o sol fora destruído pelos próprios humanos, que vivem cheios de plugs no corpo, e é chamado por Morfeu de “o deserto do real”.

Cenas do mundo real: destruído, escuro, onde as pessoas tem vários plugs pelo corpo.

O mundo real é representado com a ajuda de diversos recursos tecnológicos, empregando muitos efeitos visuais, o que proporciona uma imagem surreal, que tenta mostrar as consequências das atitudes do homem sobre o mundo e projetar um futuro catastrófico.

Ficadica: assista a cena em que Morfeu tenta mostrar a Neo a diferença entre o mundo real e o mundo dos sonhos (39:30 até 42:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário